sábado, 25 de novembro de 2017

ATIVIDADE 2- VÍDEO PROPAGANDA E RODA DE CONVERSA

Objetivos:

  • Favorecer através do vídeo “trabalho, consumo e consumismo” uma conscientização sobre como a propaganda/publicidade interfere em todas as fases da vida do indivíduo;
  • Despertar no aluno condições de avaliar em que situações é/foi induzido a comprar/consumir pela propaganda/publicidade;
  • Promover uma roda de conversa após o vídeo para saber dos alunos como o trabalho se relaciona com o consumo de forma a favorecer o pensamento crítico e participativo.
        Resultado de imagem para imagens de roda de conversa


Desenvolvimento:     

Na atividade já apresentada anteriormente, foi solicitado que os alunos escolhessem temas relacionados com a matemática para as aulas e foram os mais escolhidos as finanças e o consumo. A partir das escolhas, demos sequência com essa atividade apresentando um vídeo para que entendessem melhor o que é trabalho, consumo e consumismo e como é feita essa classificação de acordo com a faixa etária. 
Após os alunos assistirem o vídeo com várias propagandas e definições abrimos para uma roda de conversa com intuito que todos falassem o que viram, o que viveram e como veem a propaganda no dia a dia deles; também que diferenciasse consumo de consumismo e que citassem uma situação onde se consumiu sem responsabilidade e ética.


Link: https://www.youtube.com/watch?v=9FBUYwKGFcs


Duração: 2 tempos de aula de 50 min.


ROTEIRO DA RODA DE CONVERSA


  1. Qual a relação que existe entre trabalho e consumo?
  2. O que é consumo? E consumismo?
  3. Quando consumir é bom e faz bem?
  4. Quando consumir é ruim e faz mal?
  5. Cite uma situação da sua vida ou outra qualquer que você lembre onde se consumiu sem responsabilidade ética e social?
  6. Será que todo produto/mercadoria que é considerado de “marca” é de boa qualidade e tem durabilidade?














12 comentários:

  1. Aprendendo e vivenciando a matemática com responsabilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vídeo propaganda pode favorecer um reconhecimento profissional parte dos alunos do quanto a mídia nos influencia com as propagandas despertando uma maior criticidade.

      Excluir
  2. O uso da matemática é muito importante para a organização financeira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação financeira é um bom exercício dentro do ensino de matemática que pode favorecer a vida econômica e financeira dos indivíduos se desenvolvida na escola.

      Excluir
  3. Interessante fazer com que eles estejam atentos ao uso das grandes marcas, se de fato isso é necessário ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A propaganda/publicidade muito interfere nas escolhas e decisões dos nossos jovens consumidores.

      Excluir
  4. A roda de conversar é uma atividade excelente, porque o aluno tem oportunidade de se expressar e escutar outras opiniões diferentes ou semelhantes a sua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A roda de conversa com um bom roteiro e com um tema interessante para os alunos pode ser bem produtiva no espaço da sala de aula favorecendo um aprendizagem mais interativa.

      Excluir
  5. Muito bom essa questão de usar o vídeo como instrumento pedagógico.Afinal essa geração estão extremamente conectados a tecnólogia... e partir desses para discusão conciênte de assuntos diverssificados inclusive a mátemática foi uma ótima proposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tecnologia está muito intrínseca na modernidade. Nossos alunos estão conectados nesse mundo logo devemos utilizar desses instrumentos para tornar as aulas sejam mais atrativas e agradáveis para eles.

      Excluir
  6. Achei incrível sua proposta de ensino de matemática-crítica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Denise! A criticidade deve estar presente em tudo quando o assunto é educação.

      Excluir

Obrigada por contribuir!