Objetivos:
- Identificar como os alunos definem e classificam o consumo;
- Estudar a importância da publicidade para os alunos;
- Verificar como os alunos relacionam trabalho com consumo e consumismo.
Desenvolvimento:
Desenvolvimento:
A professora solicita aos alunos que respondam o questionário pós-diagnóstico com três perguntas fechadas, uma semiaberta e uma
aberta para dar mais significado as respostas com opções diferentes das
relacionadas.
No questionário pós-diagnóstico os alunos classificam os diversos tipos de consumo consumo em relação as fases da vida de um indivíduo. Definem o consumo por intermédio de pergunta fechada (múltipla escolha) a partir da melhor opção de frase afirmativa do questionário. Ainda, escolhem a melhor frase relacionada ao tema que traduzia uma vida mais responsável enquanto cidadão.
Na questão aberta, foi solicitado que expusessem de forma escrita como a publicidade interfere no poder de compra do indivíduo
por influência dos meios de comunicação. Cada aluno problematiza uma situação
real na qual a propaganda o induz de alguma forma a realizar uma compra não
planejada. Apresentam uma compra realizada nesse sentido por ele ou por
outrem sem fazer uma análise criteriosa, a partir do bom uso da Educação Financeira.
Duração: 2 aulas de 50 min.
1- Você conhecia essa classificação de consumo (consumo, infantil, consumo na adolescência e consumo na idade adulta)?
( ) sim ( ) não
2- Qual a opção que melhor define consumo:
( ) consumo é a mesma coisa que consumismo
( ) consumo é diferente de consumismo
( ) consumo é comprar ou gastar algo.
3- Qual a melhor afirmativa para vivermos uma vida mais responsável enquanto cidadão em relação ao “trabalho e consumo”?
( ) Se trabalha pra ganhar dinheiro e consumir com responsabilidade..
( ) Se trabalha apenas pra ganhar dinheiro e gastar sem responsabilidade.
( ) Outra Afirmativa. _________________________________________
4- Quando a “publicidade” interfere na sua decisão de compra?
( ) Quando a imagem influencia no seu poder de adquirir algo.
( ) Quando a chamada audiovisual te desperta o desejo de ter.
( ) Quando faz com que você compre algo que você que não precisa.
5- Você acha que a propaganda induz na decisão de compra? Cite uma situação que você foi induzido a comprar por conta da propaganda.
Excelente!! Vou tentar adaptar para meus pequenos!
ResponderExcluirQue ideia ótima! Torço para que dê certo!
ExcluirMuito bom esse questionário! Contribui para que o aluno perceba a diferença entre consumo e consumismo. Também a influência da mídia na construção do que somos ou pensamos ser nesse mundo capitalista. Consumidores ou consumistas?
ResponderExcluirA atividade propõe uma relação entre trabalho e consumo/consumismo. Esse questionário serve para identificar até que ponto os alunos tem essa definição e ainda verificar o poder da propaganda e da publicidade na vida deles.
ExcluirPerfeito. Acho super importante trabalhar a questão da influência das propagandas.
ResponderExcluirAtravés dessa atividade podemos perceber a dimensão da propaganda e da publicidade na vida das pessoas.
ExcluirMuito bom esses questionamentos! Com isso leva o aluno a perceber como a influência das propagandas nos leva a consumir aquilo que nem estamos realmente precisando!! Excelente trabalho!
ResponderExcluirDe fato nessa atividade podemos perceber no aluno o que consome, de forma necessária ou supérflua.
ExcluirParabéns pelo trabalho desenvolvido! Que essas atividades possam ser replicadas com o mesmo empenho que você dedicou ao planeja-las.
ResponderExcluirGrata querida! A intenção do blog e promover o compartilhamento dessas práticas favorecendo novas implementações de atividades pedagógicas e interdisciplinares.
Excluir