sábado, 25 de novembro de 2017

ATIVIDADE 3 - APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO PÓS DIAGNÓSTICO


Objetivos:  

  • Identificar como os alunos definem e classificam o consumo; 
  • Estudar a importância da publicidade para os alunos; 
  • Verificar como os alunos relacionam trabalho com consumo e consumismo.

Desenvolvimento:Resultado de imagem para imagens de consumo



A professora solicita aos alunos que respondam o questionário pós-diagnóstico com três perguntas fechadas, uma semiaberta e uma aberta para dar mais significado as respostas com opções diferentes das relacionadas. 
No questionário pós-diagnóstico os alunos classificam os diversos tipos de  consumo consumo em relação as fases da vida de um indivíduo. Definem o consumo por intermédio de pergunta fechada (múltipla escolha) a partir da melhor opção de frase afirmativa do questionário. Ainda, escolhem a melhor frase relacionada ao tema que traduzia uma vida mais responsável enquanto cidadão. 
Na questão aberta, foi solicitado que expusessem de forma escrita como a publicidade interfere no poder de compra do indivíduo por influência dos meios de comunicação. Cada aluno problematiza uma situação real na qual a propaganda o induz de alguma forma a realizar uma compra não planejada. Apresentam uma compra realizada nesse sentido por ele ou por outrem sem fazer uma análise criteriosa, a partir do bom uso da Educação Financeira.

Duração: 2 aulas de 50 min.




1- Você conhecia essa classificação de consumo (consumo, infantil, consumo na adolescência e consumo na idade adulta)?   
(    ) sim                     (     ) não


2- Qual a opção que melhor define consumo:

(    ) consumo é a mesma coisa que consumismo
(    ) consumo é diferente de consumismo
(    ) consumo é comprar ou gastar algo.


3- Qual a melhor afirmativa para vivermos uma vida mais responsável enquanto cidadão em relação ao “trabalho e consumo”?

(    )  Se trabalha pra ganhar dinheiro e consumir com responsabilidade..
(    ) Se trabalha apenas pra ganhar dinheiro e gastar sem responsabilidade.
(    ) Outra Afirmativa. _________________________________________


4- Quando a “publicidade” interfere na sua decisão de compra?

(    ) Quando a imagem  influencia no seu poder de adquirir algo.
(    ) Quando a chamada audiovisual te desperta o desejo de ter.
(    ) Quando faz com que você compre algo que você que não precisa. 


5- Você acha que a propaganda induz na decisão de compra? Cite uma situação que você foi induzido a comprar por conta da propaganda.




10 comentários:

  1. Excelente!! Vou tentar adaptar para meus pequenos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse questionário! Contribui para que o aluno perceba a diferença entre consumo e consumismo. Também a influência da mídia na construção do que somos ou pensamos ser nesse mundo capitalista. Consumidores ou consumistas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade propõe uma relação entre trabalho e consumo/consumismo. Esse questionário serve para identificar até que ponto os alunos tem essa definição e ainda verificar o poder da propaganda e da publicidade na vida deles.

      Excluir
  3. Perfeito. Acho super importante trabalhar a questão da influência das propagandas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através dessa atividade podemos perceber a dimensão da propaganda e da publicidade na vida das pessoas.

      Excluir
  4. Muito bom esses questionamentos! Com isso leva o aluno a perceber como a influência das propagandas nos leva a consumir aquilo que nem estamos realmente precisando!! Excelente trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato nessa atividade podemos perceber no aluno o que consome, de forma necessária ou supérflua.

      Excluir
  5. Parabéns pelo trabalho desenvolvido! Que essas atividades possam ser replicadas com o mesmo empenho que você dedicou ao planeja-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata querida! A intenção do blog e promover o compartilhamento dessas práticas favorecendo novas implementações de atividades pedagógicas e interdisciplinares.

      Excluir

Obrigada por contribuir!