Objetivo:
Desenvolvimento:
Realizou-se primeiramente, uma sondagem diagnóstica e uma observação participante dos alunos através de uma conversa para investigar os assuntos que interessavam a eles. A partir daí, foi construído um questionário para entender melhor como os alunos percebiam a matemática da escola na vida e no mundo e quais temas consideravam que se relacionavam com ela.
Duração: 2 tempos de aula de 50 min.
Duração: 2 tempos de aula de 50 min.
1- Como você vê a matemática da escola na sua vida?
2- Quando (em que momento) você percebe a matemática´presente no mundo?
3- Quais os temas que você considera importantes que
podem ser trabalhados
em sala de aula que tem relação com a matemática:
em sala de aula que tem relação com a matemática:
( ) consumo ( ) meio ambiente (
) intolerância
( ) trabalho ( )
crise política ( ) finanças
( ) violência ( ) gênero ( ) outro tema _________
4- Escolha uma dos temas que você assinalou na pergunta 3 e esclareça como você vê a relação desse tema com a matemática.
Descobrir na prática a utilização e a importância da matemática pra vida...assim se dá de fato a aprendizagem! Parabéns pelas aulas e pela escolha dos temas tão pertinentes á atualidade e ao público alvo.
ResponderExcluirÉ importante saber dos alunos o que eles esperam da disciplina de matemática e o que podemos fazer para melhorar nossa prática pedagógica.
ExcluirPerceber a importância da matemática no dia a dia é fundamental para o processo real de aprendizagem dessa disciplina. Parabéns pela pesquisa!
ResponderExcluirAcredito nisso. A aprendizagem só tem sentido quando percebemos onde ela acontece. Muitos alunos não sabiam expressar isso mas percebiam a relação dela com a vida e com o mundo.
ExcluirNa maioria das vezes a matemática da escola é muito diferente do que realmente precisamos aqui fora. Então quando essa relação realmente acontece, é maravilhoso.
ResponderExcluirEra nesse ponto que o minha pesquisa buscou focar. O que o aluno percebia que deveria ser mais trabalhado nas aulas de segundo ano do ensino médio. Do que sentia falta? Acho que conseguimos alcançar nosso objetivo.
ExcluirMuito bom para que o aluno entenda que a matemática está no nosso cotidiano e aprender fazer uso dela para nos beneficiar na hora de decidir o que e como utilizar o meu dinheiro!! Muito importante para para cada discente!!
ResponderExcluirCom certeza! Os alunos escolheram as finanças e o consumo como temas a serem trabalhados nas aulas de matemática.
ExcluirA escolha das perguntas foi excelente, pois, permite que os estudantes reflitam como a matemática está presente no seu dia a dia. Muito bom Andréa!! Unir um assunto pouco discutido se transformar em uma atividade criativa!!
ResponderExcluirParabéns!!
Obrigada querida! Foi maravilhoso fazer isso pois me possibilitou mudar minha prática depois de vários anos que já me incomodava bastante. Unir temas sociocientificos nas aulas de matemática foi muito enriquecedor e abriu brechas pedagógicas para se expandir para outras áreas.
ExcluirShow! Muitas vezes somos induzidos pelo apelos visuais que nos levam ao consumismo tanto de alimentos (que na maioria das vezes fazem mal à nossa saúde) como de bens de consumo (na maioria das vezes desnecessários); uma reflexão acerca deste assunto nos torna mais conscientes não só no tocante à parte financeira, mas também, nas questões ambientais (excesso de lixos criados pelo homem) e de saúde.
ResponderExcluirTrabalhar com esses temas sociocientificos em sala de aula faz com que os alunos se tornem mais críticos, conscientes e éticos buscando possibilidades de desenvolvimento sustentável também por parte deles.
Excluir