sábado, 25 de novembro de 2017

ATIVIDADE 5 - SITUAÇÕES CONTROVERSAS

Objetivo:

Analisar como a educação financeira pode favorecer a vida da pessoa e suas diversas formas de tomada de decisão em relação ao consumo/consumismo.

Desenvolvimento

          
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Para iniciar essa atividade, todos os grupos receberam três situações diferenciadas nas quais foram apresentados três perfis de personagens. De acordo com a atividade os personagens recebem basicamente a mesma renda, em torno de seis mil reais e administravam-na de forma bem diferente e controversa.

Na primeira situação, é apresentado um perfil de um jovem muito ostentador e consumista, na segunda, uma jovem com perfil muito conservador e cauteloso e na terceira, um homem de uns sessenta anos com muita indução da família para consumir e assumir dívidas de outrem. 

A atividade teve como objetivo o de analisar como a Educação Financeira pode favorecer a vida das pessoas e suas diversas formas de tomada de decisão frente ao consumo consciente evitando ou não incentivando o consumismo.    

Esta atividade procurou apresentar algumas situações do cotidiano dos alunos e, por isso, os perfis dos personagens criados pela professora/pesquisadora, visavam representar pessoas que muito se assemelha e aproxima da vida desses alunos.

Duração: 2 aulas de 50 min.

Situação 1

João tem uma renda de R$ 6.000 por mês. Não está nada mal para os dias atuais. Com esse dinheiro, todos os meses ele consegue tranquilamente bancar seus gastos fixos: ele paga o aluguel, o condomínio, a conta de luz, a conta de gás, a internet e a conta de celular.

Com o que sobra, ele decide gastar com lazer e mimos próprios. Sai para jantar com frequência, vai ao boliche duas vezes por semana, vai a baladas todos os sábados, e ainda extrapola o limite do cartão de crédito comprando roupas e perfumes. Ele chega ao final do mês zerado. Gastou tudo o que recebeu e ainda tem dívidas pendentes no cartão de crédito.
Fácil e boa a vida de João, né?
Analisando a situação de João, como vocês agiriam? Seguiriam o exemplo dele? Justifique sua resposta.



Situação 2


Maria trabalha em uma empresa e tem um cargo similar ao de João. Seu salário é aproximadamente o mesmo, de R$ 6.000,00. Mas o padrão de gastos é completamente diferente. Ao contrário de João, Maria, após quitar todos os seus gastos fixos, poupa 30% do que sobrou do seu salário e investe na poupança que rende em torno de 0,5% ao mês. 
Ou seja, Maria restringe seu consumo presente. Maria faz o sacrifício de gastar pouco no presente, privando-se de vários prazeres. Isso, obviamente, significa que ela nem sempre se permite a pequenos luxos. Ela não é da mentalidade do "eu mereço, por isso gasto". Muitas vezes ela tem de dizer a seus amigos e amigas que "esta noite não poderei sair". 
Difícil e chata a vida de Maria, né?
Analisando a situação de Maria, como vocês agiriam? Seguiriam o exemplo dela? Justifique sua resposta.




Situação 3

Sr Pedro, aposentado recebe uma aposentadoria de R$ 6.000,00 aproximadamente. Sua renda é equivalente de Maria e João. Mas o padrão de gastos é completamente diferente. Ao contrário de João ele mantém a casa e a família, não gasta nada com lazer, vive em casa custeando as despesas dos netos que os filhos não conseguem manter financeiramente. Seus gastos são basicamente com alimentação e contas de serviços essenciais. Nem aparelho celular ele possui, mas paga os estudos dos netos. Ao contrário de Maria, após quitar todos os seus gastos fixos, não consegue poupar nada. Já pegou empréstimos para cobrir as dívidas dos filhos e sempre fica com um rombo no orçamento. 
Ou seja, Sr Pedro se priva de seu próprio consumo presente muitas das vezes para favorecer seus entes queridos. Faz muito sacrifício no presente, privando-se de vários prazeres da vida. Isso, obviamente, significa que ele não tem nenhum luxo. Difícil e dura a vida de Sr Pedro, né?
Analisando a situação de Sr Pedro, como vocês agiriam? Seguiriam o exemplo dele? Justifique sua resposta.

8 comentários:

  1. É produtivo que os alunos analisem perfis de consumo para que possam no futuro analisar e organizar melhor suas vidas.

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    1. Essa era a intenção Rosália. Queremos através de perfis como esses onde os alunos têm acesso todos os dias com as pessoas que convivem, levá-los a perceber as escolhas que as pessoas fazem na vida para se posicionarem futuramente como consumidor consciente e mais cauteloso.

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  2. Estou encantada com esta atividade. Certamente os alunos terão a partir dela uma base para refletirem sobre sua própria vida financeira no futuro.

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    1. Renata a partir dessa atividade os alunos podem fazer escolhas e futuras tomadas de decisão quando o assunto for consumo e vida financeira.

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  3. Muito interessante a atividade. Os professores deveriam abordar mais essas situações do dia a dia na sala de aula. Parabéns professora!

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    1. Os professores de diversas áreas podem implementar atividades como essas para despertar nos alunos a criticidade, a sustentabilidade e um consumo consciente.

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  4. Muito interessante essa atividade, pois faz com que os alunos reflitam sobre como deve ser a maneira mais correta de aplicarem os seus recursos financeiros! Excelente!!

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    1. A intenção era essa Maria. Levar os alunos a perceberem que podem ter vida financeira de acordo com suas escolhas.

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Obrigada por contribuir!