sábado, 25 de novembro de 2017

ATIVIDADE 6 - BLACK FRIDAY E O CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTÁVEL

Objetivo


Perceber a importância da educação financeira no aspecto ético e de valor fazendo seu uso de forma consciente e sustentável numa tomada de decisão mais acertada.



Desenvolvimento:

Durante todo o mês, com descontos atraentes para os consumidores e oportunidade única de as empresas queimarem seus estoques, principalmente na última semana de novembro, a Black Friday supera o Natal em número de vendas.

A atividade foi pensada para dar continuidade às respostas dos alunos envolvendo a questão do consumo com supérfluos. Lembrando que, esses alunos estavam estudando o assunto porcentagem na qual foi o tema mais apontado por eles com esse conteúdo curricular. 

Sendo assim, a atividade foi cogitada para essa turma envolvendo finanças e consumo na época da Black Friday dentro da resolução de problemas com ofertas anunciadas pelos meios de comunicação que os alunos tem acesso diariamente. 

Esta atividade foi conduzida de maneira que o aluno pudesse analisar qual seria a sua postura na hora de fazer uma escolha.


Duração: 2 aulas de 50 min.


1- Uma pessoa que possui uma dívida no cartão de crédito de R$ 1.600,00 onde a taxa de juros é de 15% ao mês. Na semana de Black Friday usando uma parte recebida do 13º salário em torno de R$ 1.700,00, compra um smartphone Moto Z2 com 40% de desconto por R$1.500,00 à vista (ao qual não tinha a necessidade de comprar pois já possuía um em bom estado) e não paga a fatura do cartão.  

a) Você acha que a atitude da pessoa foi matematicamente correta? Justifique sua resposta.




b) O que a pessoa deve fazer com o aparelho que está em bom estado de uso? 


2- Se uma pessoa nesse período de Black Friday compra uma Smart TV com controle remoto. O que deve fazer quando as pilhas ficarem ruins assim como outros aparelhos que funcionam a base de pilhas e baterias para agir de forma sustentável?



3- Diante disso, você acha possível fazer um consumo consciente na Black Friday? Por quê?



4- Se pudesse escrever uma carta-pedido às pessoas que se encantam com a Black Friday, qual apelo faria?      





31 comentários:

  1. Faço um apelo a todos(as) que se encantam com as ofertas da Black Friday, pensem se de fato necessitam adquirir algum produto, pois acredito que é só mais uma campanha de incentivo aos gastos, marketing puro, para te convencer a adquirir produtos mesmo que não necessite e que quase sempre não estão nem com bom preço. Pense muito bem, se isso não vai te gerar uma dívida inútil e trazer inúmeros problemas financeiros, uma aquisição sem objetivo pode te levar a falência.
    Todo cuidado é pouco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom apelo! Essa atividade realizada propõe isso. A educação financeira pode favorecer uma melhor tomada de decisão em ações de consumo.

      Excluir
    2. cade a resposta da questão ?

      Excluir
  2. Espetacular! Ensina nossas crianças/adolescentes a analisarem conscientemente quando é válido ou não consumir algo, ainda mais em tempos de crise financeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação financeira tem esse objetivo de uma melhor decisão quando o assunto e consumo.

      Excluir
  3. Nossos alunos precisam muito desse tipo de reflexão sobre como consumimos coisas que não precisamos. Influenciados por uma vantagem que não é relevante. Essas "promoções" levam o indivíduo a gastar um dinheiro que não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Acreditando nisso que pensamos nesse atividade, despertando a consciência crítica dos alunos.

      Excluir
  4. Toda oferta de promoçoes devem ser analisadas com muito critério, pois corremos o risco de comprarmos "coisas" que não precisamos. O ambiente não está mais comportando a quantidade de lixo gerado pelo consumo inconsciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o perfil do consumidor consciente prezada. Precisamos pensar no desenvolvimento sustentável de forma ética e participativa.

      Excluir
  5. Gostei muito da reflexão que a atividade oferece. Nossa sociedade precisa aprender a desenvolver o consumo consciente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Acreditamos que o trabalho possa ser desenvolvido nas escolas nesse sentido.

      Excluir
  6. Atividade excelente para despertar o interesse pela Matemática e ao mesmo tempo desenvolver o senso crítico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta atividade tem o intuito de despertar o senso crítico do aluno, uma melhor postura na decisão de consumo e uma consciência sustentável.

      Excluir
  7. Achei formidável!Muitas pessoas imaginam economizar com as Black friday,mas deveriam analisar outras promoções que possuem preços bem mais interessantes. Entretanto,são movidas pelas propagandas americanizadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Black Friday se apresenta como uma armadilha de consumo. O professor de matemática pode através dessa atividade mostrar para os alunos como isso acontece de forma prática.

      Excluir
  8. Sou professor de Geografia, sempre abordo o tema consumismo (independente do ano da turma). Os alunos sempre se mostram receptivos ao tema e, abordá-lo no ensino da Matemática, problematizando-o de forma prática, cria uma percepção maior ainda, por parte do alunado, do quanto o tema está imerso no cotidiano da imensa maioria das pessoas (deles, inclusive), independente da renda.
    Parabéns aos idealizadores e implemenatdores da página. Está excelente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa atividade professor tem um caráter interdisciplinar e pode ser realizada e implementada em qualquer disciplina inclusive a sua. Agradecemos a sua contribuição!

      Excluir
  9. Muito importante esse ponto sobre o consumo exagerado nas ditas Black Friday, fazendo com que os nossos alunos reflitam sobre o assunto em questão!! Excelente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consumismo nessa época se acentua. Trazer a criticidade para os alunos dessa maneira promove um ensino que privilegia situações do cotidiano deles isso faz com que a aprendizagem tenha mais sentido.

      Excluir
  10. Denise Alves dos Santos23 de janeiro de 2018 às 07:52

    Excelente atividade para trabalhar a visão crítica e ampla dos alunos referente a gastos, investimentos, economia, etc. Refletir sobre a crise financeira a nossa volta interferindo nas famílias, empresas, sociedade. Daí a necessidade de utilizar a renda de maneira inteligente, prevenindo-se de do consumo desnecessário. Também, informar aos alunos que pesquisem sobre os locais que recebem pilhas e baterias usadas, evitando assim, que esses utensílios sejam descarregados em lugares não apropriados no meio ambiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A educação financeira nessa perspectiva critica favorece ao aluno melhores posturas e tomadas de decisão nessa direção onde o sustentabilidade se faz presente com atitudes valorativas e éticas por parte dos alunos.

      Excluir
  11. Vitor Ribeiro de Souza23 de janeiro de 2018 às 09:30

    Gostei do tema (muito relevante e atual para os jovens) e da forma como foi trabalhado. A reflexão é muito importante no processo de ensino aprendizagem; o aluno precisa dar significado ao que lhe é proposto para poder aprender de verdade. Muitas vezes, nós, professores, esquecemos disso e ficamos restritos a memorização de fórmulas e resolução de exercícios. Parabéns pela atividade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo comentário Vitor! Nosso trabalho teve justamente essa visão e nós focamos na realidade de nossos alunos fazendo com que a matemática seja mais articulada e contextualizada com o mundo deles.

      Excluir
  12. Elisangela Soares do Rosario24 de janeiro de 2018 às 14:23

    O uso de questões contextualizadas alem de valorizar a vivência do aluno torna a mais atraente. Além disso, a abordagem do tema consumo consciente e questões do cotidiano correlacionando a dados matemáticos aproxima a disciplina e mostra sua importância ao aluno.

    Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda pesquisa foi pensada nesse aspecto Elisangela, que fizesse com que a matemática tivesse relação com o ensino de ciências de forma a ser interdisciplinar e critica não se prendendo apenas nos cálculos.

      Excluir
  13. Nada melhor do que a construção de conhecimento através de atividades significativas. Excelente trabalho em meio à uma sociedade que preza o consumismo desenfreado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo elogio Juliana! A intenção desse trabalho era justamente de despertar no aluno esse senso crítico no meio de uma sociedade capitalista e consumista em que nossos alunos vivem cotidianamente.

      Excluir
  14. Atividade maravilhosa, muito ensina os nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade veio para despertar nos alunos a criticidade a sustentabilidade, um consumo consciente através de uma educação financeira que possa lhe favorecer no dia a dia.

      Excluir
  15. A atividade é bem interessante porque trata de produtos em que os alunos se identificam, o celular nem se fala, gostei principalmente do destaque ao fato que o anterior estava em bom estado. Parabéns pelo material de excelente qualidade. Ana Lúcia Gama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo era despertar nos estudantes uma análise crítica e ética em relação a uma melhor tomada de decisão e promover a sustentabilidade e um consumo consciente. Grata pela sua contribuição!

      Excluir

Obrigada por contribuir!