Objetivos:
- Identificar
dentro dos rótulos o significado do capitalismo de forma a perceber a intenção
oculta de cada imagem;
- Problematizar
uma situação onde a matemática está envolvida numa compra.
Desenvolvimento:
Antes de realizar a atividade foi apresentada aos alunos a definição de cada termo abaixo relacionado e, a
logo a seguir foi realizada uma conversa relembrando a atividade anterior
(vídeo) que envolvia consumo/ trabalho e consumismo em relação as propagandas
televisivas.
A definição de alguns termos que são usuais
quando se fala de consumo foi construída pela professora-pesquisadora e a turma
a partir de uma definição prévia buscada pela professora-pesquisadora e os
alunos na Wikipédia pela internet. As definições dos termos consideradas
relevantes pelo grupo são as seguintes:
Consumo: é uma atividade
econômica que consiste na utilização, destruição ou aquisição de bens ou
serviços. Este ato pode ser efetuado pelas pessoas, pelas famílias ou empresas,
tornando-se estes consumidores, permitindo também satisfazer as respectivas
necessidades.
Consumo
Consciente: é um comportamento
que envolve a redução no consumo de
água, energia e de qualquer coisa como forma de não desperdiçar recursos
naturais: compras mais planejadas evitando excessos e busca por marcas/fornecedores
responsáveis para reduzir o impacto social e ambiental de sua atividade
econômica.
Perfil do
Consumidor: é aquele que realiza o ato de consumir de certa maneira. E é em torno
deste sujeito e da sua ação que o marketing trabalha, com os chamados estudos
de comportamento do consumidor.
Consumidor
Consciente: é aquele que consome de forma a não prejudicar o ambiente com hábitos de
consumo desnecessários.
Consumismo: refere-se a um
modo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou
serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico (prazer,
sucesso, felicidade).
Após a discussão dos termos acima foi entregue uma
ficha com imagens pertinentes ao tema trabalho, consumo/consumismo onde os
alunos responderam 4 perguntas relacionadas de forma condizente com a realidade
deles. A partir das imagens relacionadas com as perguntas, os
alunos responderam de forma livre e subjetiva os questionamentos apresentados abaixo.
Duração: 2 aulas de 50 min.
1- Qual é a relação entre capitalismo e consumismo percebida nessa propaganda?
Após a discussão dos termos acima foi entregue uma ficha com imagens pertinentes ao tema trabalho, consumo/consumismo onde os alunos responderam 4 perguntas relacionadas de forma condizente com a realidade deles. A partir das imagens relacionadas com as perguntas, os alunos responderam de forma livre e subjetiva os questionamentos apresentados abaixo.
2- Qual é o seu sonho de
consumo? Como você lida com o consumo e os sonhos de consumo?
3- Existe relação entre consumo e felicidade? Explique.
4- Cite uma forma de
consumir conscientemente usando a matemática como uma disciplina aliada à sua
vida. Problematize uma situação no supermercado.
Encantada com a originalidade das duas aulas Andréa!Dessa forma os alunos encontram de fato sentido na aprendizagem da matemática.
ResponderExcluirQue bom Marcelina! A intenção e essa mostrar para o aluno a realidade é onde a matemática está inserida, ou seja, em praticamente em tudo no dia a dia.
Excluir*SUAS
ResponderExcluirRealmente nós precisamos saber de muita coisa que a midia não passa para o seu consumidor.cada rótulo viesse com letras grandes .chamava atenção da população.
ResponderExcluirA mídia utiliza os rótulos e a propaganda para camuflar muita coisa e favorecer o consumismo desenfreado.
ExcluirPARABÉNS ANDRÉIA ALEM SER UMA EXCELENTE PROFESSORA VOCÊ TBM VEZ UM BELO TRABALHO.
ResponderExcluirObrigada querida!
ExcluirAtividade excelente para mostrar quanto se pode economizar utilizando produtos similares aos de marca , e que possuem boa qualidade. A matemática sendo ensinada de modo que o aluno sinta interesse em se aprofundar.
ResponderExcluirQuando se vai ao supermercado com certeza o aluno percebe isso Kátia, como economizar através da variedade de preços mas a propaganda tem um poder ainda muito grande de interferir nessa escolha. A disciplina de matemática pode ser uma grande aliada a uma boa prática de consumo conciente e de uma melhor vida financeira.
ExcluirExcelente forma de fazer com que os alunos percebam o quanto a matemática é importante. O fato de consumir conscientemente está diretamente ligado ao conhecimento dos truques da indústria capitalista para aumentar o consumo, então a questão de trabalhar a propaganda é fantástica.
ResponderExcluirRepensar o conceito de felicidade atrelado ao consumo também é excelente.
Parabéns!!!
Renata, você deve perceber que muita gente relaciona comprar/consumir com felicidade. A intenção era mostrar para o aluno essa armadilha que a sociedade capitalista e de consumo nos faz cair e que podemos evitar se fizermos o bom uso da educação financeira.
ExcluirNossa excelente!confesso que vou repensar de novo sobre isso!
ResponderExcluirRepense sim. Vera que pode melhorar sua vida financeira com uma melhor decisão de consumo.
ExcluirParabéns pelo incentivo ao uso da matemática para conscientizar que as marcas são só uma grande jogada para o consumismo e que podemos ter aquilo que realmente precisamos sem recorrer a esse marketing que nos são impostas!!
ResponderExcluirPodemos ser críticos ao ponto de fazer melhor escolhas quando o assunto é consumo e vida financeira.
ExcluirAdorei! Perguntas criativas que levam a reflexão do estudante sobre o consumismo. Parabéns pelo belo trabalho.
ResponderExcluirA intenção era levar os estudantes a refletirem sobre suas práticas diárias e seus sonhos de consumo de forma a fazer escolhas mais favoráveis a vida financeira deles.
ExcluirParabéns, prof Andréa!
ResponderExcluirRealizar atividades dinâmicas, propiciando momentos de discussão e reflexão da matemática, dá sentido e entendimento do quanto a matemática caminha conosco todos os dias, está nos nossos Sonhos!! Muito significativo ler o que está nas entrelinhas dos rótulos, por detrás das propagandas, levá-los a ter uma visão e prática do Consumo consciente.
Esse ponto de ler o que está atrás das propagandas e nas entrelinhas dos rótulos é um grande desafio que nós professores podemos levar aos alunos a pelo menos tentar vencer.
ExcluirAdorei a criatividade dessa atividade! Parabéns! Vou adaptar e trabalhar com meus alunos também.
ResponderExcluirQue bom que ira adaptar. Considero que essa atividade abre brechas para novas e permite adaptações para os pequenos.
ExcluirParabéns! Ainda mais nos dias de hoje,onde os produtos são descartados tão rápido.
ResponderExcluirPrecisamos mostrar para os alunos que podemos fazer um consumo consciente e promover uma sustentabilidade em nosso planeta.
ResponderExcluirÓtimo trabalho, Andreia! Uma forma de contextualizar o estudo da Matemática, tornando o aprendizado mais agradável. O aluno é incentivado a consumir de forma consciente refletindo sobre o que realmente precisa ser adquirido.
ResponderExcluirO que mais procurei abordar na minha pesquisa foi exatamente isso. Levar o aluno a ter consciência crítica do que realmente consome, sabendo separar o que é necessário do que e supérfluo, analisando uma melhor prática de consumo desenvolvendo ainda a sustentabilidade.
ResponderExcluir